TV ou Projetor? Qual vale mais a pena?

jul 05, 12 TV ou Projetor? Qual vale mais a pena?

Eu não poderia deixar de tratar sobre este assunto, agora que comprei um projetor. Relembrando, comprei o projetor Optoma Game Time 720. A resposta a esta pergunta não é exata, tem vários “dependes”. Mas, pra mim, a questão não é simplesmente se você vai botar uma TV LED/LCD/Plasma na sala ou se vai botar um projetor. Comprar um projetor significa que você precisa se preocupar com outros detalhes que não se preocuparia tendo apenas uma TV. Para mim, a pergunta que você deveria se fazer é se quer um ambiente/sala/quarto especial para assistir seus filmes ou não.

Um projetor não substitui sua TV da sala, principalmente, se sua sala não tem os requisitos necessários para ter um equipamento deste tipo. A TV da sala está lá para sua esposa assistir novela (não é machismo, juro hehe!) e seu filho TV Globinho. E também, como é o meu caso, quando sua esposa liga a TV só por ligar, pra ficar ouvindo o que falam enquanto ela está lendo uma revista. :-) Tenho certeza que você não quer gastar uma grana em um projetor para situações como esta. Portanto, repito: a pergunta que você deveria se fazer é se quer um ambiente/sala/quarto especial para assistir seus filmes ou não.

Se você respondeu sim para a pergunta acima, então pode começar a pensar se deve comprar um troço desses. Mas, aí, pode ficar na dúvida se compra uma TV LED de 70″ no lugar, pois não tem ideia em relação à qualidade da imagem e por aí vai. Lembre-se também que o principal contra de um projetor é a questão da luminosidade. Se você não tem um lugar com baixa luminosidade, certamente vai achar um projetor algo ruim. Presta atenção nisto: se você não tem um ambiente propício para projeção, nem perca tempo. Um projetor será inútil pra você. E sua sala de visitas provavelmente não é o melhor lugar para um projetor, em minha humilde opinião.

Você deve analisar também o custo/benefício. Se você tem um ambiente propício para projeção, porque iria investir em uma TV? É do conhecimento de todo mundo que com um projetor você consegue uma tela muito maior do que a tela de uma TV. Uma TV de 120″ é inviável. Se é que existe uma comercialmente atrativa. Mas, digamos, que você esteja pensando em colocar uma TV de 70″ no lugar do projetor. Aí vou recorrer a algumas perguntas que já me fizeram:

1. A imagem é boa?

Saiba que a qualidade da imagem de um projetor Full HD é simplesmente excelente. Ao olho nu, parece perfeita. Não posso afirmar que é melhor ou igual a de uma TV Full HD. Mas posso garantir que você não vai achar tanta diferença assim. A projeção, quando feita em condições ideais (como em uma tela própria) e com um projetor de qualidade, é praticamente um cinema. Portanto, neste aspecto, não se preocupe, pois você não vai ver uma imagem distorcida, “pixelizada” ou coisas do tipo.

2. A tela fica gigante mesmo? Perde qualidade quando aumenta o tamanho?

A especificação do GT720 diz que pode projetar uma tela de até 300″. Isto depende de fabricante para fabricante. Quanto custa uma TV Full HD de 300″? Não precisa ir tão distante. Uma TV de 70″ custa mais de 10.000 reais. Um projetor GT720 custa 800 dólares. O meu, eu comprei aqui no Brasil por 2.200 reais. E tela maior não significa perda de qualidade da imagem.

3. A manutenção é mais cara que de uma TV?

A lâmpada de um projetor um dia queima. Ela tem um tempo de vida, todos sabem disso. O meu, por exemplo, diz ter entre 3000 e 5000 horas. No meu primeiro mês de uso, gastei 100 horas. E olha que usei pra tudo. Até pra assistir Jornal Nacional. :) Depois, passei a usar só para filmes, futebol e jogar PS3. Programas mais “comuns”, eu vejo na TV LED 42″ da sala. Portanto, provavelmente, seu projetor vai precisar de uma troca de lâmpada antes que sua TV precise de um reparo.

Minha TV de Plasma 50″ da Samsung durou cerca de 5 anos sem apresentar qualquer problema. Só agora que pifou. Com metade disto, provavelmente, já precisarei trocar a lâmpada. E quanto custa uma? Cerca de 160 dólares. Aqui no Brasil a negada mete a faca: 600 reais. Neste caso, se você será um “heavy user” do projetor, a ideia é já ter uma lâmpada extra. Enfim, acredito que o custo de manutenção de um projetor é maior.

4. Basta comprar o projetor e pronto?

Aqui é a principal questão. Ter apenas o projetor não é tudo. Precisamos ser sinceros, quando você pensa em investir em uma belezura dessas, acabam vindo outros custos. O custo da lâmpada que comentei acima é um deles. Depois, convenhamos, projetar na parede não é a melhor opção, a não ser que você tenha usado uma tinta boa dessas aí. Dizem que a Coral tem uma tinta que é excelente para projeção. Se é verdade? Não sei. Caso não, vem outro custo: a tela. E uma tela, por incrível que pareça, não é barato.

Pensei primeiro em uma tela motorizada, mas me assustei com o preço médio: 1500 reais. Parti para uma tensionada, manual e  com tecido de alto contraste. Já caiu para abaixo dos 1.000,00 reais, mas ainda assim achei caro. Depois, nem todo projetor tem um esquema de áudio embutido. O GT720 tem, embora seja super fraco. Aí, já vem um home theater também. Brincando, brincando, aí você já chegou na casa dos 6.000,00 reais ou mais. As vezes, bem mais.

Mais coisas para se preocupar…

Uma TV também é fácil de instalar. Um projetor requer mais esforço. Provavelmente, você vai querer esse projetor fixado no teto, para liberar espaço no chão. Se tiver uma estante que possa ser usada, ótimo, mas na maioria dos casos, não tem. E tem que fixar a tela na parede também. Aí, lembre-se dos fios que devem chegar até o projetor grudado no teto. Certamente, você vai precisar de uns tubos pra esconder eles, senão fica feio. Sem contar que agora seu cabo HDMI não é mais de 2 metros, mas de 10 ou 15 metros. E é bom ter um ponto de energia próximo ao projetor. E o projetor também gera um calor imenso, por causa da lâmpada. Em dias de verão, em Salvador, você vai acabar pensando em comprar um ar-condicionado Split. :)

A Conclusão Inconclusa!

Espero que você já tenha entendido pelo menos uma coisa: o projetor não é para substituir sua TV convencional, onde sua mulher assiste novela e seu filho vê TV Globinho. Entendeu? Ótimo. Não substitui. Pra mim, são dois usos distintos. A questão aqui é se, uma vez que você tem uma sala perfeita para ver filmes e jogar, é melhor investir numa tela de 70″ ou em um projetor. Uma tela LED de 60″ está na faixa de 6.000 para 7.000 reais. É mais ou menos o que gastarei para ter o projetor+home theater+tela. Só me falta o home theater.

Neste caso, eu sugiro um projetor. A qualidade da imagem é excelente e com um ambiente propício, com tudo escuro, um frigobar do lado cheio de cerveja e uns videogames ao alcance das mãos, eu lhe garanto que vai ser difícil lhe tirarem de dentro deste quarto. É simplesmente espetacular! E quando você chama uma galera pra assistir uma partida de futebol ou filme, todos ficam impressionados. :P Agora, de fato, não se trata de um projeto para quem não tem “bala na agulha”. Vocês entendem o que eu quero dizer!

Mas, você está disposto a arcar com estes custos extras que citei? Está com coragem para fazer essas adaptações? Se sim, vai fundo!

47 Comments

  1. Excelente post. Respondeu várias perguntas que eu ia te fazer. Agora estou aguardando o convite para uma sessão de fifa12. =D

  2. Marlon /

    Vai rolar, sim. Pode ficar tranquilo. Estou finalizando os últimos detalhes pro quarto ficar mais “agradável”. :)

  3. James /

    Brocou! =D

  4. Felipe Antoniazzi /

    Marlon,
    Muito legal o seu post. Muito bom mesmo. Moro em casa há pouco tempo, e tenho uma sala construída especificamente para ser “sala de cinema” e nada mais. Ou seja, ela tem um propósito definido. Creio que do sofá até o rack deva ter uns 2,5 a 3 metros. Estou cotando aparelhagem de som da Pure Acoustics, receiver Denon, etc e tal. Quero colocar coisa boa e estou disposto a fazer o investimento, mas na minha cidade o preço é um absurdo. Um projetor JVC médio custa de 20k para cima! É claro que vou comprar pela internet, que com certeza pago mais barato por coisa melhor. Descobri uma loja virtual, a Som Melhor que vende de tudo em termos de áudio e vídeo. Só coisa boa e com preços, senão atrativos, mas mais competitivos. Falam bem deste aí que você tem, o Optoma, muito embora dizem que o JVC é o melhor de todos disparado e o Panasonic também é muito bom. Não sei se é tudo isso mesmo, mas na verdade gostaria de saber se há no mercado, e se vala a pena, projetor full HD 3D com led, e não com lâmpada convencional. Mas também não adianta se a imagem do de LED é fraca perto do tradicional. Enfim, a brincadeira é fascinante, mas se nego não cuidar o tamanho da gastança põe na roda o valor de um carro, e dos bons, nesta brincadeira.
    Abs

  5. Marlon /

    Fala Felipe! Ter uma sala de cinema em casa é muito bom! Leve seu projeto pra frente que vale a pena. Também tenho uma casa e logo pensei em ter uma sala específica mas só agora pude levar pra frente essa ideia. Realmente, tem projetores melhores mas são bem caros. Esse da Optoma é um projetor mais “baixo custo”. Entretanto, não é coisa que seja assim tããão ruim. Ele projeta muito bem e pra mim já é o suficiente.

  6. Guy /

    Busquei no Google e achei seu post. Sempre tive essa dúvida!
    Vc tá de parabéns pelas informações, ajudou muito! =]

    vlww

  7. H Romeu Pinto /

    Muito bom este post, estava procurando justamente sobre isso!

    A propósito, você tem alguma informação também sobre o Google TV? Vale a pena comprar?

  8. Marlon /

    Opa! Valeu cara! Ainda não li sobre o Google TV, cara!

  9. Leonardo /

    Parabéns pelo blog Marlon, estava pesquisando no Google, acabei parando aqui e não me decepcionei.

    Amigo, umas perguntinhas. rsrsr

    Sei que vc não falou sobre o 3d, mais se tiver alguma informação agradeceria.

    No caso do projetor 3D, vc sabe se a qualidade é igual ou parecida com as dos cinemas?

    Como vc é um “expert” no assunto, poderia colocar uma relação mais detalhada dos materiais para montar uma sala de 1ª qualidade? Tipo projetor, tela, revestimento acústico, home e etc?

    Acho que estou até pedindo de mais, mais pedir não custa nada não é mesmo? rsrsrsr

    Obrigado amigo, e mais uma vês parabéns pelo blog.

  10. Flávio /

    Muito bom o seu post. Valeu mesmo. Quem lê acaba não se aventurando em um projeto qualquer.

  11. sandro /

    Pow valew me tirou duvidas, e por enquanto vou ficar com minha tv mesmo…rsrs…..mas filme e tudo de bom…mas esse investimento nao posso fazer agora vou aguardar uns dois anos…quitar a casa o carro e vou montar minha salinha p filmes..quero a melhor imagem possivel….

  12. muito bom, valeu!

  13. Flavio /

    Valewwww e Parabens

  14. tiago /

    eu tenho uma tv 3D new plasma lg cinema smart tv de qualidade entre outras tvs a plasma vence, eu queria u progetor mas fico na duvida se a imagem e realmente boa porque até agora nao vi uma tv com qualidade igual ou superior a minha eu cheguei a ver alguns videos de progetores a imagem parece exelente mas preciso ver de perto pra ter certesa que e viavel o progetor ou a tv ??
    se alguel perto de rio claro sp tiver um progetor como cinema me convidem para ver se e boa mesmo afim detrocar minha tv.

    ha e um exelente topico marlon

  15. amigo, boa noite, gotei de seu comunicado, continuando, queria saber se vc tem alguma informaçao sobre os mini progetores, pois no mercado livre tem, 60″, 300 reais, 30 lumes, eu tenho um sistema de som, se as imagens for tipo de tv tubo ou lcd, as informaçoes serao uteis.

  16. Marlon /

    Olá! Nunca testei os miniprojetores. Este é o único projetor que tenho. :(

  17. Pezz /

    Olá Marlon.Bom,tirei todas as minhas dúvidas.Mas,enquanto ao custo..Quanto ficou tudo isso?Em questão de tv a cabo..Como fazer pra ela pegar ? obrigado!

  18. Marlon /

    No meu caso, a TV a cabo é GVT e já tem saída HDMI do decodificador. Nesse caso, ficou fácil pra mim. :)

    Quanto a valores, você deve achar projetores FullHD na faixa mínima de 2500 reais. Já a tela, nas especificações da minha, na faixa de 900 pra 1500 reais.

  19. Erick /

    Bom Dia Marlon, Tudo Bom?

    Primeiramente parabéns pelo post, me ajudou a pensar em alguns pontos interessantes.

    Estava querendo comprar este projetor: http://accessories.la.dell.com/sna/productdetail.aspx?c=br&l=pt&s=dhs&cs=brdhs1&sku=262-7111

    Você sabe dizer se este é um bom projetor, andei pesquisando e me falaram muito bem dele.

    Sabe algum outro projetor para me indicar até 2k? De preferência de LED.

    Muito Obrigado.

    Atenciosamente,

    Erick Willian Yamanaka

  20. Marlon /

    O Link está quebrado, não encontrou o produto. Cara, estou um pouco por fora com relação a marca e qualidade dos projetores atuais. Esse meu é um Optoma, que é uma excelente marca. Você pode tentar comprar um dele.

  21. Zero /

    Gostaria de falar para o Erick, que ha um projetor de LED da LG o PA70LG, muito bom.
    estou montanto em casa esse ambiente, pois ja tenho o Home da ONKYO, Projetor PA70LG, Tela Tensionada (eletrica).
    os valores:
    Home Onkyo (um dos melhores do mercado) R$3000,00
    Projetor R$2150,00 (www.carlley.com.br)
    Tela 100″ wide (16/9) R$ 1350,00

    Entao acho que nao fica muito caro ter um Cinema em Casa.
    claro que nao vai substituir a TV, entao estou colocando a Tela para descer na frente da TV quando foi usar.

    abraços

  22. Carlos Carvalho /

    Valeu amigo!
    informações muito úteis. A minha intenção inicial era colocar o projetor para minha Mãe que já não enxerga bem, no entanto, vou instalar um projetor pra mim também, pois adoro filmes e futebol (acho até que o projetor vai dar sorte e ajudar a trazer a Libertadores kkkk).
    Brincadeiras a parte, obrigado pelas informações.

  23. Gilberto /

    Tinha um projetor Infocus IN 81 com dois anos de uso.Paguei R$ 7.000,00. Muito bom!!!! De repente apenas um lado da tela ficou mostrando um monte de traçinhos e a outra metade PERFEITAMENTE normal!!! Não consegui assistência técnica.
    Comprei então este ano um projetor Benq 1080p. Paguei R$ 4.000,00. Muito bom! Uso fixada na parede da sala uma lamina de MDF fosca cor cinza bem claro. Fica muito bom. Tem gente que só pinta a parede. Projeto em 130 ” e fico afastado uns 6 metros. Cinema em casa! Claro, sala bem escura, pois projetores bons para HT tem mais ou menos 2000 lúmens. Sobre projetor 3D não posso opinar ainda. Se você quer verfilmes em Blu-ray e tem espaço é projetor sem dúvida!

  24. Gilberto /

    Faltou dizer que uso o projetor numa mesa em frente ao sofá e o cabo HDMI vai por baixo dos tapetes mesmo …
    Tenho um receiver DENON 2809CI que está com problema e precisa de assistência.
    Estou usando um amplificador estéreo que também comprei este ano, Harman-Kardon HK990 (19 kg de peso!!! 150 W RMS x 2) e um receiver sony antigo onde ligo a caixa central e as 4 surrounds. Caixas torre e traseiras Pure Accoustics.
    A sala tem 60 m².

  25. Danielle /

    Marlon, vou montar uma sala igual a sua na minha casa! Gostaria de uma dicas suas. Qual a distância que devo deixar o projetor da tela? É preciso comprar um adaptador para instalar o aparelho da net? Onde você comprou seu projetor FULL HD? desculpe tantas perguntas, mas sou novata no assunto! abração

  26. Marlon /

    Oi Danielle! Olha, a distância deve ser de pelo menos uns 5 metros. Senão, fica muito próximo e você tem que ficar movendo a cabeça pra ler legendas e acompanhar cenas. E no início pode parecer legal, mas com 30 minutos assistindo, vai encher o saco.

    Não sei quanto ao aparelho da NET, mas o decodificador da GVT, que é o que eu uso, já tem saída HDMI. Verifique se o seu aparelho da NET também tem saída HDMI, se tiver, não precisa de adaptador.

    Comprei meu projetor de um amigo do trabalho. Mas veja qual uso você dará para seu projetor. É para jogos ou filmes? Se for para filmes, tem vários aí que são ótimos. Conheci alguns da Optoma, como o HD66, que são muito bons. Dá uma pesquisada nesses da Optoma que eles são bons. Mas não deixe de ver outras marcas também.

    Abração e sucesso com sua sala!

  27. Renan /

    Olá, gostei muito do seu post. Você poderia me ajudar a decidir o que comprar? Eu tinha em mente uma SmartTV de 55″ 3D, mas claro que o valor dela não é muito agradável, então pesquisei pelo projetor achei um Optoma também, em questão o Gt750E, se diz ser FullHD 3D e até vem com 2 óculos já. Você acha que realmente vale apena? Realmente vou ter uma imagem de blu-ray nele?
    Desde já, agradeço.

  28. Danielle /

    Marlon! Muito obrigada pelas informações!! abração! Danielle

  29. Marlon /

    Oi Renan. Esse projetor é uma evolução deste que eu tenho aqui. Ou seja, é ainda melhor! :) Entenda que uma projeção não é igual a imagem de uma TV.

    Uma TV LED, LCD ou Plasma sempre tem mais brilho, devido à própria diferença nas duas tecnologias. A imagem do projetor não é tão “brilhante” como a de uma TV. É um ponto que as vezes as pessoas não gostam.

    Por isso, é importante você ter uma boa tela de projeção, para minimizar isso. Em minha opinião, não vejo qualquer problema. A imagem é excelente, perfeita. Imagine uma telona de 120″ na sua frente pra assistir aos seus filmes. É muito bom. :)

  30. James /

    Tenho um projetor Viewsonic 5523w 3D instalado no quarto. Comprei um telão 100′ e tem Home Theater, tudo ligado num PC mediano, Acer I5. Estou muito feliz, é definitivamente melhor do que cinema do shopping, pois a imagem não tem qualquer interferência e o áudio é perfeito, principalmente porque não tem ninguém conversando ou mexendo no celular por perto. Só não testei ainda a função 3D, tecnologia que pretendo investir no próximo mês. Se vc tem um ambiente em casa propício para instalar um projetor não pense muito, é investimento com satisfação garantida. Só uma dica: fuja dos projetores baratos. Projetor bom tem que ter alta resolução e durabilidade de lâmpada, desconfie de projetor com preço até 1.500 reais.

  31. DEDECO /

    ola amigo entao comprei o gt720 que tinha falado com vc , mas ja vendi ele realmente a curta distancia ele e imbativel me deu 126” a menos de 2metros mas comparando com hd 66 desisti dele por cenas escuras encomendei o irmao mais novo dele GT750e realmente nao tem como comparar uma tv do projetor , tipo quando ligo um video 1080 na tv uala fica file mas quando ligo no projetor mesmo sendo 720p vc esquece dos detalhes , aqui quando vou mostrar a alguem meu setup fica dificil desligar , pois as pessoas ficam impenotizadas e realmente o 3d e infinitamente melhor que no cinema

  32. Ronan /

    Olá pessoal, estou montando meu espaço, comprei um projetor epson 2030 com 2000 lumes e 15000 contraste, instalado a 3,8m sofá x parede.
    Minha duvida é se Pinto a parede de branco ou cinza claro, alguém pode me ajudar?
    Detalhe, minha sala é bem clara, mas coloquei blackout nas janelas para melhorar.

  33. ROGERIO DA SILVA /

    Olá! Marlon, parabéns pelo post, iniciou em Julho de 2012 e está rendendo até hoje. É ótimo ter um projetor, e se for Led/laser de 1080p(full hd) ou 4k melhor ainda, 720(HD) já quebra o galho. Tenho um Panasonic PT-AE900U, com resolução nativa de 1280×720 Pixels, 1100 Lumens x 5500:1 de contraste, antigo, mas fico babando até hoje. Gostaria de comentar sobre uns projetores de led que são vendidos no mercado livre 30 lumens, 200 até 400 reais, alguns dizem até full hd, falei para um colega meu não comprar, mas ele caiu em tentação e comprou. Resumindo; ele está xingando todo mundo. Eu ví e é uma porcaria, não comprem, é melhor pagar mais por um melhor.

  34. Marlon /

    Fala Rogério! É interessante ver como esse post está rendendo. Parece que muita gente está pensando em ter um projetor hoje em dia.

    Bem bacana isso! Eu até estou meio por fora das novidades no mercado, afinal, fiz minhas pesquisas, mas foi ano passado e nunca mais acompanhei! :)

    Abraços e obrigado pelas informações.

  35. Odair /

    Estou propenso a comprar um benq w1070, tem informação de alguem que comprou…é bom?

    http://www.amazon.com/BenQ-W1070-1080P-Theater-Projector/dp/B00A2T6X0K

  36. Ricardo /

    Nossa, esse site me aninou em comprar um projetor (atualmente penso em pegar um optoma hd25 que é 3d)…
    To com um boleto aki da sony de 60 polegadas por 3900, mas acho que vou deixar passar….

  37. Flavio /

    Amigos, trabalho com eventos (casamentos, aniversários) e penso em comprar o PA70G. Tenho duas perguntas:
    1- Comparando com o projetor de lâmpada, o contraste de 700 lumens do LED corresponde a aproxiomadamente quantos lumens do projetor de lâmpada (Brilho do LED é diferente)?
    2- Tenho que usar uma tela especial para projeção do LED?

    Obrigado Flávio.

  38. Marlon /

    Putz! Cara, não tenho a mínima ideia. :) Não sou especialista no assunto, não. hehehe. Só comprei o projetor pra uso doméstico mesmo.

  39. Ricardo /

    Vlw cara, respondeu minhas dúvidas!

  40. Paulo /

    Olá Marlon!

    Primeiramente, ótimo post!
    Tenho uma dúvida referente a resolução nativa dos projetores. Em minha pesquisa em busca de um projetor, percebi que alguns suportam até 1080p, porém grande parte têm resolução nativa de 1024 x 768. No que isso influencia na qualidade da exibição? Assistir um filme Full HD em um desses, ou até mesmo em com um HD nativo teria muita perda de qualidade?

    Obrigado!

  41. Marlon /

    Sem dúvidas. A diferença é enorme. Esses projetores 1024×768 são mais para uso em palestras, aulas e etc. Não foram feitos para entretenimento. Se você quer um projetor para assistir filmes, compra um projetor FullHD, senão você vai se arrepender muito. :)

  42. Tava a procura exatamente disso, respondeu a mim tb (porém…). Sobre custo e benefício ficou bem claro, mas na maioria das vezes sempre compramos TV e Home e caso opte pelo projetor sairá mais em conta. Bem, queria saber como levar imagem da TV (onde instalar essa TV), da TV ou PC com uma boa placa de captura HD? Vai exigir tb uma boa placa de som com saída HDMI no PC.

  43. Olá Marlon!Tenho uma curiosidade,será que fica bom colocar um amplificador no projetor ao invés de um home? Eu sei que esteticamente irá fk feio :( Mas ñ mim importo!Estou pensando em comprar um projetor pra ver minhas novelas e jornais.Afinal ñ sou de ferro hihihi Há…mim diga outra coisa precisa mesmo de uma tela pra ele? Ou com uma boa tinta na parede ñ resolva?
    Obrigado!

  44. Marlon /

    Oi Patty. Acho que com o amplificador vai ficar legal também. Mas deve ficar bem esquisito mesmo. hehe. Não precisa de uma tela. Se a parede for branca e sem muitas marcas, ondulações e imperfeições, vai ficar ótimo também.

  45. Cristiane /

    Olá Marlon, achei seu post no google e me ajudou bastante. Eu e meu marido somos loucos por filmes, séries, jogos e gostamos muito mais de alta qualidade de som e imagem. Estamos com o projeto de colocar um Projetor Benq Ms-513pb – 3d Full Hd 1080p Hdmi 2700l 13000:1 com um Mini System Sony GPX 88 com os consoles que já temos, tenho o ambiente propício como vc falou, minha sala é bem escura. Mas minha questão é a tela, para projeção 3D vc sabe se precisa de uma tela especial??? Não consigo encontrar resposta, me ajuda???

  46. Marlon /

    Oi Cristiane! Desculpe, mas também não sei se é necessário ter uma tela especial para projetores 3D. Eu acho que não!

  47. Rodrigo /

    Muito bom seu post, tirou todas as minhas duvidas! Obrigado, abraço

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>